Breve perfil de algumas Redes Sociais,

para fazer a escolha mais adequada

Abril/2016

 

Você tem perfil em todas as Redes Sociais? Como você se apresenta? Você sabia que cada uma delas tem uma descrição de público que a utiliza e para quê? Dessa forma, conheça um pouco mais na apresentação, a seguir, o breve perfil das redes mais populares da atualidade: Facebook, Twitter, Linkedin e YouTube. Depois disso, escolha a rede ou as redes que mais se adaptam a sua realidade/necessidade e a da sua organização!

 

O americano Mark Zuckerberg, em 2004, quando ainda era aluno de Harvard, criou o Facebook. No mundo, o Brasil é o segundo país em número de usuários dessa rede, perdendo apenas para os EUA. No contexto das organizações, um fato importante que as páginas do Facebook hoje são utilizadas por mais de 3 milhões de pequenas empresas brasileiras. Esse número é expressivo, ainda mais que apresentou um aumento de 50% só no último ano. Todos os dias, mais de 2 mil páginas são criadas por empresas brasileiras, o que demonstra grande interesse dos empreendedores de se apresentarem e relacionarem nessa Rede Social. Atualmente, 80% dos usuários brasileiros estão conectados a uma pequena empresa, ou seja, curtem, comentam e compartilham os seus conteúdos. O número é superior ao da média mundial, de 70%. Todos esses dados foram apresentados pela Diretora de Empreendedorismo do Facebook na América Latina, Camila Fusco, quando esteve aqui no Rio Grande do Sul para um encontro empresarial. No perfil da rede Facebook, segundo pesquisas, ele é mais popular entre as mulheres e entre pessoas de 18 a 29 anos.

 

Há vários sites que oferecem o “blog em miniatura”, mas o mais popular é o Twitter, que foi criado por Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams em 2006. Esse blog em miniatura é conhecido como microblogging. Prática comum nas redes sociais, o usuário pode seguir perfis ou ser seguido, publicar em seu perfil, retransmitir mensagens de outros (retuitar), enviar mensagem direcionada usando @ antes do nome, além da possibilidade de enviar uma mensagem particular. Um das características que tornou o Twitter famoso foi o fato de ter o limite máximo de apenas 140 caracteres por postagem. O número de usuários no Brasil não é tão expressivo quanto o do Facebook, mas ele vem crescendo. O Twitter é mais popular entre pessoas com maior renda e a faixa etária é a mesma do Facebook.

 

O LinkedIn vem sofrendo alguns transformações desde a sua criação. Iniciou como uma rede que que auxiliava os usuários na busca de recolocação profissional. Hoje ela continua, mas ampliou os horizontes, dedicando-se às relações profissionais e ao networking. As possibilidades são únicas no que tange aos profissionais apresentarem as suas expertises em grupos de discussão, por exemplo. O LinkedIn é um espaço exclusivo para profissionais, dessa forma, você não disputa espaço com entretenimento, comum em outras Redes Sociais. De acordo com pesquisas realizadas com usuários, o LinkedIn apresenta algumas características importantes: “focado em negócios; mais popular entre homens; mais popular entre pessoas com nível superior de educação; mais popular entre pessoas com maior renda”.

 

Apesar da maior parte das pessoas ainda não associarem o YouTube como uma Rede Social, ele é muito poderoso, podendo ser utilizado estrategicamente nas ações de Marketing. O público em geral utiliza cada vez mais o YouTube para realizar buscas, ao invés da leitura de textos ou artigos, preferem assistir um vídeo que explique o conteúdo de suas pesquisas. Essa rede pode ser acessada da mesma forma das demais apresentadas. Além disso, os vídeos ajudam você a humanizar a sua marca, pois, eles permitem às pessoas verem o que está por trás da sua organização, criando uma proximidade maior com os seus potenciais clientes. Além disso, eles funcionam muito bem para ajudar a criar emoções e gerar intimidade, por exemplo.

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page