A publicação de artigos escritos pela Consultora Ana Paula Megiolaro vai acontecer de forma periódica, de acordo com as pautas discutidas em palestras ou reuniões com clientes organizacionais.

Conhecer os públicos-alvo é essencial para o seu negócio

Novembro/2016

Públicos-alvo, Públicos de Interesse, Stakeholders, Clientes Internos e Externos, Personas... as nomenclaturas são várias, porém, a questão aqui é conhecer muito bem quem são os públicos do seu negócio. É preciso descobrir quais são as suas necessidades e preferências. Antes da internet e das novas tecnologias, fazíamos comunicação de massa para divulgar os produtos e serviços de uma empresa. Hoje, apesar de a internet ser uma mídia de massa, permite realizarmos uma comunicação um a um, personalizada, ou seja, desenvolvemos diferentes estratégias de comunicação para atingir efetivamente públicos distintos, porém, com um único objetivo.

As organizações, independente do seu tamanho, precisam construir relacionamentos verdadeiros e sólidos com os seus públicos, daí a necessidade de conhecer melhor cada um que faz parte dos stakeholders. O pai do Marketing, também conhecido como Mestre do Marketing, Philip Kotler, em seu livro “Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano”, escrito com mais dois autores, revela que esse novo marketing deve alinhar valores e comportamento. Concordo com Kotler quando diz que hoje precisamos levar em conta as necessidades e expectativas dos nossos públicos e que a marca deve comunicar tocando o ser humano, considerando mente, coração e alma.

               

Quando conhecemos muito bem o nosso público, quando nos relacionamos muito bem com ele, quando entendemos a sua necessidade e correspondemos às expectativas dele é sinal que realizamos um excelente trabalho de comunicação. Esse público satisfeito fará um marketing extraordinário para o nosso negócio em suas redes sociais. Isso é o compartilhamento! Realizado de forma espontânea, é um tesouro muito valioso. Lógico, quando o conteúdo é positivo para a marca.

               

Conhecer os nossos Clientes Internos e Externos é a base para iniciarmos a construção de um Planejamento Estratégico de Comunicação para a organização.

Algumas questões que lhe ajudarão a conhecer melhor o seu público:

- Qual o meu produto/serviço?

- Qual o meu diferencial com relação aos concorrentes?

- Quem é o meu cliente?

- Quais as necessidade desse cliente? Expectativas?

- Qual a relação dele com a minha marca e produto/serviço?

- O que fideliza o meu cliente?

               

Duas dicas muito importante são: manter dados de clientes atualizados; e inovar na área de pesquisa, uma vez que ela precisa ser cada vez mais objetiva, sem deixar de abordar o subjetivo.

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page