Educação Corporativa para a Comunicação

Dezembro/2015

 

A Educação Corporativa, também chamada de Universidade Corporativa, vai muito além de uma qualificação pelo meio acadêmico tradicional. A Educação Corporativa que estimulamos é aquela em que cada colaborador busca, constantemente, um autoconhecimento e um aperfeiçoamento do seu conhecimento técnico através de leituras, grupos de discussão, palestras, workshops e treinamentos in-company. Mais uma vez, orientamos para a realização do estudo da Comunicação dentro das Organizações, através da Educação Corporativa.

 

Precisamos ter um olhar atento no que tange a Comunicação. Sabemos que nos comunicamos o tempo todo e por isso ela acaba sendo tão essencial. O Guru do Atendimento, John Tschohl, constatou em suas pesquisas que “90% de todos os problemas organizacionais são causados por deficiências na comunicação”. Isso é extremamente grave, o que demonstra a urgência na atenção que devemos dar aos processos de Comunicação dentro de uma empresa.

 

Falamos aqui de todos os processos de Comunicação, desde o fluxo da informação mais simples até o mais complexo, tanto na Comunicação interna quanto externa. As organizações que dedicam o seu tempo para estudar e planejar melhor a forma como se comunicam estão, com toda certeza, trabalhando em nível de inovação.

 

Muitas reflexões foram realizadas com empresários e profissionais da área da Comunicação para compreender por qual motivo a maioria das organizações dão pouca ou nenhuma atenção aos seus processos comunicacionais. Talvez pelo simples fato da Comunicação ser natural ao ser humano e por pensar, equivocadamente, que todos sabem se comunicar perfeitamente. Mas, como constatou o Jornalista, escritor e também Consultor de Comunicação, Rivaldo Chimem: “comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende”. Isso traz à tona a importância do feedback nos fluxos de comunicação, ou seja, na troca de mensagens e informações entre os setores de uma empresa, entre equipes, ou ainda entre o Gestor e seu grupo de trabalho.

 

Investir um pouco do tempo da organização na Educação Corporativa da Comunicação pode ser considerado uma estratégia. Dependendo da área de estudo abordada e da colaboração da equipe, essa estratégia pode ser definida como de curto, médio ou longo prazo. Dessa forma, a Educação Corporativa é muito mais que um treinamento ou qualificação, é algo pontual que trabalha as competências dos Colaboradores com foco nos resultados concretos.

 

Mencionamos, muitas vezes, que as empresas que inovam em Comunicação pertencem a um pequeno grupo. Agora, imagine, nesse universo minúsculo, qual o número de organizações que está investindo na prática da Educação Corporativa na Comunicação? Essas, contudo, são as que pertencem ao seleto time que tem como prática cotidiana o processo de inovação contínuo, com o intuito de ampliar a sua qualidade e lucratividade.

 

Deixamos aqui uma reflexão em forma de convite: vamos superar a crise? Vamos nos comunicar melhor? Vamos inovar a partir de 2016?

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page