Comunicação, uma poderosa arma contra a crise!

Junho/2016

 

Nestes tempos onde a crise insiste em permanecer em nosso contexto social, político e econômico, o natural para a maioria das empresas é a retração total nos investimentos, quem dirá dos gastos extras. Uma das áreas afetadas é a da Comunicação, pois, há um entendimento de que ela não é tão importante assim. O que é um equívoco, visto que a Comunicação é uma das armas fundamentais para você usar no seu negócio para vencer a atual crise.

Sabemos que a Comunicação é natural ao ser humano, uma vez que a sua história caminha junto com a história da humanidade. Apesar disso, nem todos sabem se comunicar com efetividade. O jornalista e escritor, Rivaldo Chinem, em seus estudos sobre a área disse que a “comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende”. Em função disso, o feedback é essencial ainda mais nos dias de hoje, onde as pessoas estão cada vez mais ansiosas e acumulando atividades, prejudicando um pouco o foco.

A Comunicação é sim uma poderosa arma contra a crise, porque as informações precisam fluir com naturalidade dentro e fora da organização, dentro para os seus colaboradores e fora para os seus clientes e parceiros. O bom clima organizacional é muito importante aqui. No momento de insegurança ou retração do mercado, muitas empresas criam situações de pânico entre os seus colaboradores, o que atinge diretamente o cliente. Preste atenção em como você trata o seu colaborador, certamente isso terá reflexos no tratamento dele para com o seu cliente!

As empresas que priorizam o bom relacionamento com todos os seus públicos estão pensando na sua permanência e crescimento no mercado. Para ter um bom relacionamento é preciso se comunicar bem.

Em um contexto onde a maioria das empresas está se encolhendo, busque alternativas para se comunicar mais, para aparecer mais e para estar mais disponível para os seus públicos. A disponibilidade é para ajudar os seus colaboradores, orientar sobre a importância da boa comunicação entre a equipe, onde devem passar tanto as dificuldades quanto as vitórias para os gestores, com o intuito de compartilhar para crescerem juntos. A disponibilidade também é para o antes, durante e depois da venda junto aos seus clientes. Cliente bem atendido torna-se fiel e recomenda para outras pessoas a sua empresa.

Lembrando que comunicação é tudo, o atendimento ao telefone, as informações do site, redes sociais, a forma como o cliente é recebido... etc. Como anda a comunicação da sua empresa?

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page