Mercado e o novo comportamento do Consumidor

Maio/2016

 

Neste mundo tão acelerado, quanto mais informações possuímos, maior é a nossa sensação de perda e mais ansiosos ficamos. Isso gera um tipo de comportamento chamado de Psiconomadismo  – a necessidade de fazer “tudo ao mesmo tempo agora” –, sendo uma realidade das organizações, mas também dos seus clientes.

O mundo digital, mais especificamente a economia digital, intensificou algo que começou de forma tímida há muito tempo: a necessidade de respostas imediatas. O mercado, moldado pelas novas tecnologias, intensifica alguns comportamentos do ser humano e muda profundamente outros. Assim, surgem as novas oportunidades.

A Geração Multitarefa é aquela que administra várias tarefas, mas não está completamente atenda a nenhuma delas, está trocando a sua atenção de lugar de segundo em segundo. Esse comportamento é novo tanto para as empresas, quanto para os clientes. Dessa forma, em vendas, hoje, temos muito menos tempo disponível para dar atenção a um cliente, pois, a vida profissional está mais corrida, virou multitarefa.

Aqui sempre oriento que o pouco tempo que há disponível seja de 100% de sua atenção ao cliente. É o que ele deseja e necessita. O atendimento deve manter o mesmo padrão no antes, durante e pós venda. A fórmula é simples: riqueza de dados causa pobreza de atenção; pobreza de dados causa riqueza de atenção. Assim, você que trabalha com atendimento deve ser sempre objetivo na sua fala e saber compreender (ouvir, escutar, observar, pequisar...) as necessidades do seu cliente.

Apesar de vivermos a crise em vários setores de nossa sociedade hoje, convivemos com três crises no que tange ao relacionamento com o cliente: tempo, credibilidade e atenção

Há pouco tempo, o consumidor não tinha ou possuía muito poucas informações sobre os produtos e serviços que consumia. Dessa forma, vender era bem mais fácil! O problema pelo qual passamos na atualidade não é mais o difícil acesso à informação, mas a sua sobrecarga. A denominada info-obesidade. Por isso, o trabalho do vendedor também mudou, ele deve ser um consultor de vendas. No mundo do excesso, você deve ser um excelente orientador para o seu cliente, sempre prezando a honestidade!

A fórmula do bom vendedor é bem simples: vendas no século XXI é ser a fonte da informação, fazer o cliente comprar e você entregar o que prometeu. “É ter palavra!”, como dizíamos antigamente. Isso nunca se tornou tão atual. “O maior segredo em Vendas é ser a fonte da informação: saber tudo sobre o mercado, comportamento de compra e, mais ainda, sobre aquilo que vende. É vital!” (SCHNEIDER, 2013, p. 56).

Quando o Cliente fica satisfeito há mais probabilidade dele retornar ao seu estabelecimento (seja ele físico ou virtual). Cliente satisfeito recomenda para os outros!

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page