A Comunicação está em tudo:

ações simples fazem muita diferença!

Março/2016

 

Inicio este artigo resgatando a frase “tudo é comunicação” do professor, consultor e jornalista Paulo Nassar. Ela também é título de uma obra dele, que trata da imagem, mas com o foco na Comunicação Interna. Isso é o que venho falando há muito tempo, os detalhes da Comunicação Organizacional fazem toda a diferença, podendo arruinar a reputação de uma empresa, assim como colocá-la entre as melhores, ou mais bem faladas pelos seus públicos.

 

Os detalhes são fundamentais, pois, eles expressam muito sobre a sua organização: a estrutura física, a disposição dos seus colaboradores, os instrumentos utilizados para se comunicarem, para que as informações sejam repassadas de forma que diminua o máximo do ruído, as características de como deve ser o perfil do seu colaborador para que represente a sua organização, a construção do logo, com as suas cores, imagens... Você pode estar se perguntando: como vou fazer tudo isso?

 

A resposta é simples. Você empreendedor sim deve pensar em tudo, chame profissionais especializados para lhe ajudar. Caso está iniciando o seu negócio, com certeza está construindo a identidade corporativa e fazendo o planejamento estratégico da empresa, assim inclua também o planejamento da comunicação. Caso já tenha um negócio, é preciso repensar os processos, estudar e encontrar alternativas para solucionar alguns vícios organizacionais que possam existir. Basta querer muito e ter muita vontade para buscar a mudança da melhora.

 

É preciso desmistificar a Comunicação Organizacional, comunicação é tudo, desde a informação mais simples trocada internamente até a mais complexa que sai da empresa. Muitas e muitas organizações gastam fortunas em anúncios publicitários e não se preocupam com a comunicação que é realizada no atendimento ao cliente – antes, durante e pós venda. Ações simples e investimento pequeno podem ter um resultado grandioso em relação à diminuição de reclamações e aumento do nível de satisfação, incidindo diretamente na imagem positiva da empresa.

 

Empresário, Diretor, Gestor... vamos fazer algo diferente? Aceita o desafio de olhar para dentro da sua organização e analisar os processos de comunicação com mais atenção, ou melhor, com toda a atenção que merecem? Comunicação não é despesa, é investimento! Mas é preciso construir um Planejamento Estratégico de Comunicação voltado para as reais necessidades da empresa. Se você já possui um planejamento e não está dando certo é porque algo foi realizado de forma equivocada. Vamos tentar? Garanto o sucesso!

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page