Por que investir o seu tempo no Planejamento Estratégico?

Novembro/2015

 

Compreendemos que o ato de planejar é inerente ao ser humano, pois, cada uma das ações do seu cotidiano é planejada, na maioria das vezes, sem ele perceber. No contexto organizacional, seguimos os mesmos passos. Toda empresa deveria investir um tempo para pensar o Planejamento Estratégico de Comunicação, uma vez que planejar a Comunicação é muito mais do que seguir uma metodologia. A Comunicação precisa estar em sintonia com os princípios organizacionais, que são a Missão, Visão e Valores da empresa, para a qual está sendo elaborado o plano. Além disso, é preciso atenção redobrada aos fatores que influenciam o andamento da empresa, pois, os fatores internos e a cultura organizacional estão a reboque disso. Mesmo sem perceber, mesmo que eles não estejam materializados, sempre estamos realizando planejamentos.


Planejar é elaborar um roteiro antes de agir, ou seja, elaborar uma lista de decisões que serão tomadas, quando e como serão tomadas, para alcançar um determinado objetivo. Falando um pouco sobre a origem do Planejamento Estratégico, ele tem as suas raízes na Revolução Industrial, mais precisamente em meados do século XVIII, com a criação de mercados consumidores de massa. 


Circulando por vários campos, a definição de Estratégia no âmbito Militar, presente no Dicionário do Guralnik, diz que ela é a ciência do planejamento e a direção em larga escala de operações militares, ou manobra de forças para adquirir a posição mais vantajosa para combater o inimigo. Entendendo que a definição de Estratégia aplicada nos processos empresariais foi transformada, um elemento permanece como chave: é dirigida para obter vantagens competitivas.


A estratégia e o planejamento estratégico entraram definitivamente na agenda das empresas neste século XXI. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios. 


Dessa forma, vale muito você investir o seu tempo para pensar no plano estratégico da sua empresa, tanto no que tange as ações de comunicação interna, quanto externas. É preciso ter um ambiente saudável para que o Colaborador compreenda a sua importância no processo interno e principalmente no atendimento ao cliente, um dos focos fundamentais para o sucesso de sua organização. Planejar, executar, mensurar e revisar periodicamente as ações colocará a sua empresa entre uma minoria, onde a concorrência é menor e a possibilidade de rentabilidade é muito maior. 


Muitas empresas constroem o seu planejamento, mas poucas ainda o colocam em prática e monitoram para fazer ajustes até alcançar os objetivos propostos. É óbvio que as que o realizam em todos os seus processos terão prosperidade e se destacarão das demais com facilidade. 


Para reflexão com a sua equipe corporativa, sugiro o pensamento do escritor norte-americano, Alvin Toffler, doutor em Letras, Leis e Ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica, que diz: “Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém”.


O planejamento estratégico é um processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, atuando de forma inovadora e diferenciada. Então, proponho que se a sua empresa ainda não o realiza, tente fazê-lo para este próximo ano de 2016 e depois nos conte os resultados!

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page