Comunicação Organizacional deve ser Integrada!

Outubro/2016

Vamos definir o que é a Comunicação Integrada, com a ajuda da renomada pesquisadora Margarida Maria Krohling Kunsch. “É necessário que haja uma comunicação integrada, desenvolvendo-se de forma conjugada atividades de comunicação institucional (jornalismo, editoração, relações públicas, publicidade) e comunicação mercadológica (propaganda, promoção de vendas, exposições, treinamento de vendas etc.) formando o composto da comunicação” (KUNSH, 1986, p.107).

Na literatura brasileira, o conceito de comunicação integrada foi discutido por Kunsch para ressaltar a importância do planejamento de Relações Públicas na totalidade das atividades de comunicação. A compreensão da Comunicação Integrada parte das noções de interdisciplinaridade, da "atuação conjugada de todos os profissionais da área" (Aberp apud Kunsch, 1986, p.107) e da interação das atividades de áreas afins da comunicação.

 

Há um bom tempo as organizações que valorizam a comunicação e o bom relacionamento com os seus stakeholders perceberam que para terem resultados efetivos precisam realizar a comunicação de forma integrada, ou seja, todas as áreas devem trabalhar juntas. A Publicidade e Propaganda, o Jornalismo e as Relações Públicas são oficialmente as áreas da comunicação que compõe a Comunicação Integrada. Porém, o meu olhar vai um pouco além dessa teoria, trago aqui a área do Marketing para somar força. 

 

Um exemplo dessa visão de comunicação pelos empresários é o que dizia o então presidente da Rhodia no Brasil, Edson Vaz Musa, ainda na década de 1990: a integração entre as atividades de comunicação “evita a duplicidade de esforços”, uma vez que os profissionais de áreas específicas trabalham em torno do mesmo projeto, poupando, assim, a dispersão de recursos humanos e materiais.

 

O mercado está cada vez mais exigente, mutante, volátil e ágil. Assim, nós profissionais da comunicação precisamos apresentar alternativas que possam atender às necessidades das organizações perante os seus públicos, alternativas que supram a busca por informações e orientações. A Comunicação Integrada existe para isso, para construir e solidificar cada vez mais os bons relacionamentos e a imagem corporativa positiva da organização. A soma de forças de todas as áreas da comunicação amplia o poder da empresa perante as outras neste mercado tão competitivo. Dessa forma, as organizações que trabalham com a Comunicação Integrada possuem o diferencial necessário para estar em um mercado que exige rapidez, economia e eficácia nos processos comunicacionais.

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page