Feedback: valioso no processo de comunicação

Setembro/2016

O feedback é uma palavra que carrega consigo um valor inestimável. Economiza tempo, dinheiro, evita ruídos de comunicação, porém, a maior parte das pessoas não o solicita em seus processos de comunicação. Feedback é uma expressão de origem inglesa, que significa retorno, resposta, ou até mesmo uma crítica ou análise.

No processo de comunicação, há um emissor, a mensagem enviada para um receptor, e também um feedback do receptor para o emissor, com o intuito de saber como foi o entendimento da mensagem emitida. O principal objetivo do feedback é buscar a potencialidade do que é realizado, evitando sempre o prejuízo.

 

Ele deve ser mais utilizado pelas organizações em seus processos, pois, é uma excelente ferramenta de trabalho. Na comunicação descendente, um exemplo é a hora de passar as informações e orientações para a equipe. E, também na comunicação ascendente, o momento do café com o presidente ou gestor, por exemplo, onde a equipe dá um feedback do que está acontecendo e tira dúvidas com os superiores.

 

Para que o feedback comece a fazer parte da rotina da sua organização, ele deve ser introduzido aos poucos até ser consolidado como algo importante da cultura organizacional.

 

Os feedbacks podem ser tanto negativos quanto positivos. Precisamos estar atentos à forma como vamos transmiti-los, pois, os dois precisam ser construtivos. No feedback positivo, podemos exemplificar quando falamos ao colaborador sobre como o seu comportamento contribuiu para que a equipe atingisse os objetivos pretendidos. O propósito aqui é o reforço dos comportamentos adequados. O feedback negativo, citando outra situação, é a informação de que a conduta do colaborador não atingiu as metas desejadas. A intenção aqui é orientar para que não cometa novamente esses equívocos e seja estimulado à mudança na busca de melhores resultados.

 

Os dois tipos precisam ser construtivos, mesmo a abordagem negativa tem um teor positivo, porque a organização quer o melhor do seu colaborador e ele, por sua vez, também quer o melhor do local onde está trabalhando.

 

Seguem cinco dicas para garantir o sucesso na hora do feedback:

1) Inicie sempre pelo retorno positivo – muitos especialistas da área da Psicologia já explicaram que receber elogios sinceros diminuem as defesas e a tensão da conversa.

2) Você deve ser breve – quando damos um feedback a alguém ele deve ser breve, principalmente para evita a discussão. Muitos terapeutas já comprovaram que demoramos um tempo para assimilar o que nos foi dito. Precisamos de um tempo para pensar.

3) Seja objetivo e específico – quando damos um retorno para alguém precisamos falar dele e não dos demais, a generalidade nesse caso atrapalha muito o entendimento.

4) Evite o tom e as expressões acusatórias – por exemplo, use “tenho a impressão que você fez...” ao invés de utilizar “você fez...”. As palavras e a forma como são ditas torna a pessoa que está ouvindo menos ansiosa e mais receptiva ao diálogo.

5) Saiba escutar – quando damos um feedback a alguém também podemos ouvir um. É preciso estar com a disposição para saber escutar o que o outro tem a dizer.

Porto Alegre 

Rio Grande do Sul

Brasil

  • YouTube Social  Icon
  • Wix Facebook page